CI

Mapa negocia reabertura do mercado de carnes bovina e suína para África do Sul

O grupo brasileiro respondeu questionamentos relativos à sanidade na área animal e apresentou informações que dão segurança e garantias à certificação para aquele mercado


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e 21 empresas brasileiras do agronegócio participam, até quarta-feira (22), da Africa’s Big Seven e da Saitex, em Johanesburgo (África do Sul), importantes feiras de alimentos e bebidas. Paralelamente, uma delegação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) trata do embargo às exportações brasileiras de carnes bovina e suína àquele país.

Nesta segunda-feira (20), o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, acompanhado pelos diretores dos departamentos de Saúde Animal, Jamil Gomes de Souza, e de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira, esteve no Ministério da Agricultura sul-africano, onde se reuniu com a diretoria do serviço veterinário. O grupo brasileiro respondeu questionamentos relativos à sanidade na área animal e apresentou informações que dão segurança e garantias à certificação para aquele mercado.

Kroetz também complementou respostas que já haviam sido enviadas em questionários e esclareceu algumas dúvidas existentes desde o embargo, em 2005. Segundo o secretário, as autoridades sul-africanas vão avaliar o que foi exposto pela delegação brasileira e, nas próximas semanas, devem enviar informações relativas à suspensão do embargo às carnes de bovinos e suínos.

Histórico - Desde 2005, o Brasil não exporta carnes bovina e suína para a África do Sul. Naquele ano, antes da suspensão, o país africano recebeu 11, 2 mil toneladas de carne bovina e 18 mil toneladas de carne suína brasileira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.