CI

Mapa promove curso sobre classificação vegetal em MS

O evento tem o encerramento previsto para a próxima sexta-feira


A SFA/MS iniciou na segunda-feira (16-07), em Aquidauana (MS), um curso de “Classificação Vegetal” no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, dirigido para vinte e cinco alunos do curso de Agronomia da UEMS e mais seis Fiscais Federais Agropecuários admitidos no último concurso do Mapa. O evento tem o encerramento previsto para a próxima sexta-feira (27-07).

O curso de “Classificação de Produtos Vegetais” está sendo coordenado pelo fiscal Federal Agropecuário, Yoshio Fugita, e agentes desta Superintendência, que habilitarão alunos e Fiscais a classificarem “soja e feijão”. A capacitação é feita através de aulas teóricas e treinamento prático, visando a adoção dos novos padrões e normas técnicas oficiais estabelecidas pelo Ministério da Agricultura – Mapa, evitando, que produtos de “qualidade inferior” ou até mesmo impróprios para consumo humano cheguem ao consumidor final sem a devida identificação de qualidade e origem do produto.

Os novos classificadores que se formarão na UEMS já serão treinados a classificar, de acordo com o novo “Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade da Soja”, elaborado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Dipov/Mapa, que visa entre outras coisas, atualizar os parâmetros de qualidade e os procedimentos de classificação do produto, para adequá-los aos mercados nacional e internacional e ao mesmo tempo atender as reivindicações dos diversos segmentos, pela crescente demanda na utilização da soja, tanto na alimentação humana, quanto na área agro-industrial.

De acordo com o fiscal Federal Agropecuário e Superintendente, Orlando Baez, a Instrução Normativa nº 11 de 15 de Maio de 2007, que estabelece alterações e requisitos de identidade e qualidade, amostragem, marcação ou rotulagem é destinada a soja convencional, orgânica e transgênica. As informações são da assessoria de imprensa da Superintendência Federal de Agricultura do MS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.