CI

Mapa prorroga por 90 dias financiamento do café


O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, encaminhou nesta sexta-feira (19-11) expediente aos agentes financeiros, que operam com os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), comunicando a prorrogação por 90 dias os financiamentos de custeio e colheita do café das safras 2002/03 e 2003/04. Com a medida, os produtores passarão a quitar seus débitos em fevereiro e março de 2005.

Segundo Dimarzio, sua decisão se baseia nas Resoluções de nºs 3101 e 3167 do Banco Central e proporcionará uma melhor racionalização da oferta do café brasileiro no mercado internacional. “A implementação desta medida visa ainda permitir aos produtores comercializarem o saldo de suas safras a preços que remunerem sua produção e possibilitem quitar seus compromissos, uma vez que o mercado de café caminha para um quadro de escassez da produção mundial”.

O ministro interino informou também que o Governo está analisando o projeto de conversão das dívidas do Funcafé em produto. “A iniciativa se justifica em função do passivo do setor com o Funcafé, pois desde o ano de 2000 os cafeicultores vêm comercializando suas safras abaixo do custo de produção”. Pedido nesse sentido foi feito ao Mapa pela Coordenação da Bancada do Agronegócio Café no Congresso Nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.