CI

Mapa quer melhorar renda de cooperativados

O setor foi responsável por exportações de cerca de US$ 2,8 bilhões em 2006


As cooperativas agropecuárias precisam agregar valor ao produto cada vez mais para que possam se fortalecer. Para ajudá-las nesse esforço, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem desenvolvendo o Interagro, programa voltado à melhoria da renda do setor, responsável por exportações de cerca de US$ 2,8 bilhões no ano passado.

“As cooperativas agropecuárias e associações de trabalhadores rurais produzem muita matéria-prima, mas agregam pouco valor à produção. Temos que trabalhar para mudar isso”, diz o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), Paulo Roberto da Silva. De acordo com ele, essa situação é mais notada no Norte e Nordeste. “O programa dá atenção especial às duas regiões, embora tenha abrangência nacional”.

O Mapa aposta na expansão da agroindústria cooperativa para agregar valor ao produto. “Em vez de vender milho e mandioca, por exemplo, é mais indicado fabricar farinha para comercializar. Para tanto, é preciso ter uma casa de farinha (engenho)”. As cooperativas e associações interessadas em participar do Interagro devem enviar ao Denacoop projeto de agroindustrização da produção.

Por meio da agregação de valor, o Denacoop busca também a ampliar mercados para as mercadorias procedentes do cooperativismo e do associativismo agrícolas. “Queremos aumentar a credibilidade e a qualidade do sistema de produção da agroindústria cooperativa e associativista.” O setor, defende Silva, não deve se limitar apenas ao desenvolvimento de lavouras e à pecuária. “Hoje, o segmento não fica nem com um terço do valor do produto”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.