Mapa registra 3 novos biológicos
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

Mapa registra 3 novos biológicos

Soluções combatem percevejo, mofo branco e cigarrinha das pastagens
Por: -Eliza Maliszewski

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) traz o registro de 16 defensivos agrícolas formulados genéricos, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. 

Entre os produtos registrados, três deles são compostos por microrganismos como o Bacillus amyloliquefaciens e Trichoderma harzianum que são agentes biológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros. Os produtos registrados são recomendados para o controle de Rhizoctonia solani (podridão radicular), Sclerotinia sclerotiorum (mofo branco), Deois flavopicta (cigarrinha das pastagens) e Euschistus heros (percevejo marrom).

A grande novidade é que são os primeiros registros de produtos que utilizam os dois ativos biológicos em mistura. Isso potencializa o efeito de controle dos ativos biológicos sobre as pragas controladas, gerando maior eficácia.

Todos os produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira. 

Em 2020, já foram registrados 63 produtos considerados de baixo impacto (biológicos e orgânicos).  Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano. A lista completa da publicação pode ser vista aqui
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink