CI

Mapa registra nova vacina contra a brucelose

A RB51 já foi registrada na pelo Mapa e a sua vantagem em relação à B19 é a não interferência em testes realizados para o diagnóstico dessa doença


Os criadores de bovinos e bubalinos podem contar com uma nova vacina contra a brucelose. A RB51 já foi registrada na Coordenação de Produtos Veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a sua vantagem em relação à B19 é a não interferência em testes realizados para o diagnóstico dessa doença nos animais.

É importante ressaltar que a nova vacina não substitui a B19, que continua sendo obrigatória a sua aplicação nas bezerras de três a oito meses de idade. A RB51 surge como opção estratégica ao criador, que pretende reforçar a imunização do rebanho, principalmente, em propriedades que tenham foco de brucelose. A nova vacina só pode ser usada nos animais de sexo feminino, com idade superior a oitos meses. A aplicação deve ser feita sob a responsabilidade de veterinário do serviço estadual de defesa sanitária animal.

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, que pode ser transmitida ao ser humano. As principais manifestações nos animais infectados são abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e diminuição da produção de leite.

O Mapa criou o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), em 2001, com objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal. Esse programa está sob a responsabilidade da Divisão de Brucelose e Tuberculose da Coordenação-Geral de Combate às Doenças (CGCD) do ministério.

Para mais informações sobre a RB51, consulte a Instrução Normativa nº 33 de 24 de agosto de 2007, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, à disposição no site: www.agricultura.gov.br ou no link:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.