CI

Mapa regulamenta padrões para produtos de origem láctea

O Ministério da Agricultura estabelecerá regras técnicas de identidade e qualidade para leite


O Ministério da Agricultura estabelecerá regras técnicas de identidade e qualidade para leite em pó modificado, leite aromatizado e composto lácteo. Esses três produtos estão disponíveis ao consumidor no mercado, têm origem láctea, mas possuem concentrações variadas de leite em suas composições. Conseqüentemente, o índice de nutrientes também varia se comparados com produtos feitos exclusivamente de leite.

Entretanto, o leite em pó modificado, o leite aromatizado e o composto lácteo são, muitas vezes, vendidos como leite. Não listam em seus rótulos a presença e quantidade de soro, aditivos e outros ingredientes utilizados em sua composição. Para evitar que o consumidor seja induzido à confusão, o Mapa determina que esses produtos passem a trazer expressos em seus rótulos os seguintes dizeres, “Este produto não é leite em pó” ou “Este produto contém soro” e em qual quantidade.

Regulamentação - Uma audiência pública com a presença de representantes da indústria de laticínios, cooperativas, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça representantes dos produtores de leite foi realizada em Brasília, entre os dias 04 e 08, para estabelecer padrões destes produtos e aprovar a nova regulamentação. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Estado de Goiás.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.