CI

Mapa sugere suspensão de suínos da Expointer 2009

O objetivo seria evitar o contato dos suínos com pessoas doentes, que poderiam transmitir a Influenza A aos exemplares


O Ministério da Agricultura (Mapa) vai sugerir à cadeia produtiva da carne suína gaúcha que os criadores não levem animais para a Expointer, devido à gripe A. O objetivo seria evitar o contato dos suínos com pessoas doentes, que poderiam transmitir a Influenza A aos exemplares. O temor do superintendente Francisco Signor é que ocorra o mesmo que na Argentina, onde porcos foram contagiados. "Alguém vai entrar lá com a gripe. Não vale a pena correr o risco." O assunto será tratado amanhã com Sips, Acsurs e Farsul.

Signor afirmou que, caso ocorra a transmissão a um animal na Expointer, será necessário sacrificar os demais. "Não estamos proibindo nada. O pessoal tem a liberdade de fazer o que quiser. Mas, se acontecer, vamos ter que sacrificar todos os suínos, até porque não tem como levar os animais doentes de volta para os criatórios." A medida, segundo ele, evitaria perda de compradores.

A Faesc reforçou a orientação aos suinocultores catarinenses de proibirem a entrada de pessoas nos criatórios, a não ser funcionários. Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos, com 700 mil t/ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.