CI

Mapa suspende registro de glifosato chinês

A proibição foi baseada no fato de a fábrica ter sido desativada


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acabou proibindo o total de quatro diferentes registros do herbicida Glifosato de uma fonte da China. A suspensão acabou ocorrendo no dia 11 de dezembro e se refere ao produto importado da fabricante chinesa Jiangsu Yinyan Specialty Chemicals Co. Ltd., localizada em Zhoutie Town, Yixing, Jiangsu Province. 

Dentre as derivações do glifosato que foram proibidas pelo Ministério brasileiro estão o Glifosato CCAB 80 SL, do tipo SL, registrante CCAB e número 16612 e o Gliphotal, do tipo SL, registrante UPL e número 10406. Além desses, também perderam o registro o Glifosato Técnico YN, do tipo TC, registrante AllierBrasil e número 5113 e o Glifosato Técnico UPL BR, do tipo TC, registrante UPL e número 5405. 

De acordo com a empresa AllierBrasil, adicionalmente com essa suspensão, a fonte foi excluída de todos os processos de registros que foram aprovados por todas as outras empresas. Segundo informou a publicação do Diário Oficial da União (DOU), do último dia 11 desse mês de dezembro, a proibição foi baseada no fato de a fábrica ter sido desativada, não podendo então cumprir com os compromissos anteriormente firmados. 

Segundo Sebastián Calvo, presidente da Red Surcos, que viaja permanentemente à China, o país asiático está fechando várias empresas. “Desde o 1º de janeiro, a China decidiu aprofundar seus controles do meio ambiente sobre diversos setores industriais. E, no caso da nossa indústria, implica que por esses dias apenas estão habilitadas 400 fábricas de um total de 2.200 que existem em todo o país”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.