CI

Mapa termina missão de leite e produtos lácteos na França

Sistema de controle para exportação de leite foi verificada


O objetivo foi verificar se há equivalência nos controles oficiais executados pelo Sistema de Inspeção Veterinária francês

Representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram de uma missão para analisar os controles oficiais que são realizados junto aos estabelecimentos franceses que exportam leite e produtos lácteos ao Brasil. A reunião final aconteceu na última semana, na França, e contou com a participação do diretor geral adjunto de Serviços Veterinários, Jean-Luc Angot, e outras autoridades sanitárias francesas.


Durante a missão, foram realizadas auditorias nos controles da Autoridade Central Competente (DGAL), visitas em estabelecimentos habilitados à exportação de leite e produtos lácteos ao Brasil, em laboratórios oficiais de referência para análises físico-químicas, microbiológicas e de resíduos/contaminantes, além de visitas às fazendas de gado leiteiro.

Segundo o coordenador de Habilitação e Certificação (CHC) do Mapa, Rafael Mohana, o sistema veterinário francês está bem estruturado, desde o órgão central até as instâncias de controle oficial local. “São controles que dão garantias para a certificação dos produtos que são exportados para o Brasil. Além de contar com inspetores veterinários e técnicos capacitados, os estabelecimentos e os laboratórios possuem equipamentos modernos, com capacidade para a realização de análises laboratoriais de maneira precisa”, acrescenta Mohana.

A missão teve início no dia 12 de maio. No prazo de até 60 dias do término da reunião final, o Ministério encaminhará um relatório preliminar com as principais observações da visita e achados da missão, para avaliação e eventuais considerações por parte das autoridades sanitárias francesas, que terão 30 dias para emitir os comentários acerca do relatório.


Após o envio do relatório final, os integrantes da missão elaborarão documento ao secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Rodrigo Figueiredo, com proposição técnica a respeito da solicitação da França para reconhecimento da equivalência do Sistema de Inspeção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.