MAPA treina veterinários

Agronegócio

MAPA treina veterinários

Mapa treina veterinários
Por:
202 acessos

Sessenta médicos veterinários participam, até sexta-feira (07/08), em Curitiba (PR), do primeiro treinamento para profissionais dos serviços de inspeção. A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem o propósito de fortalecer a inspeção em todo o Brasil e estimular a adesão de estados e municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA).

Os veterinários atuam no Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso, estados que já solicitaram adesão ao sistema; e de Pernambuco, Pará, Alagoas, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins e Santa Catarina, que já estão providenciando encaminhamento de processos para a entrada no Sisbi/POA.

O curso será ministrado por fiscais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dipoa/SDA). Entre os temas abordados estão os requisitos para fazer parte do Sisbi/POA, as tecnologias na fiscalização de abate de aves, bovinos e suínos; a inspeção de lácteos e a rotina de inspeção.

Entenda o Sisbi - Criado em 2006, o Sisbi/POA integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Seu objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização nas diferentes esferas governamentais, preservando a segurança alimentar dos produtos e, consequentemente, a saúde pública. Com o ingresso dos serviços de inspeção estadual ou municipal, as agroindústrias poderão comercializar sua produção fora do território onde estão registradas.

Crissiumal (RS) foi o primeiro município a integrar o sistema, em dezembro de 2008. O Paraná apresentou, este ano, ao Ministério da Agricultura o plano de trabalho para atender e adequar os procedimentos de inspeção do estado ao Sisbi/POA


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink