CI

Mapa vai restringir plantio de soja em 68 municípios do RS

O Zoneamento Agropecuário para a safra 2007/08 será publicado até o final de junho


O Zoneamento Agropecuário para a safra 2007/08 será publicado pelo Ministério da Agricultura, até o final de junho, com restrições para o plantio da soja no Rio Grande do Sul. Haverá limitações em 68 municípios gaúchos, localizados nas fronteiras sul e oeste, nos solos com teor de argila entre 15% e 35%. As restrições foram decididas a partir de dados das séries climáticas históricas.

Novas opções de culturas serão indicadas como alternativa para estas regiões: girassol, mamona e frutíferas temperadas, como ameixa, pêssego, nectarina e pêra. Os técnicos que realizaram o estudo, no entanto, não atribuem as mudanças ao aquecimento global. Ainda faltam experimentos de campo que permitam relacionar o aumento da temperatura do planeta com o desempenho das lavouras no Brasil, apesar das anomalias climáticas já observadas em diversas regiões brasileiras.

Nos últimos 90 anos, por exemplo, a temperatura mínima no Rio Grande do Sul já subiu em média 1,4º C, resultando em noites mais quentes. Fenômeno semelhante, com menor intensidade, já foi constatado também na região Sudeste. As informações são do informativo Dicas da Terra da Massey Ferguson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.