Mapeamento de lavouras de café por satélite é confiável
CI
Agronegócio

Mapeamento de lavouras de café por satélite é confiável

O índice de acerto chegou a 99,04% em algumas regiões de Minas gerais, validando o uso do método
Por: -Janice
O teste de confiabilidade do mapeamento das lavouras de café com uso de imagens de satélites (Cafesat) realizado pela da Conab foi além das expectativas. “O índice de acerto chegou a 99,04% em algumas regiões de Minas gerais, validando o uso do método”, diz a gerente da área tecnológica Marina Rolim Bilich, responsável pelo trabalho, concluído no mês passado.


O objetivo da pesquisa é dar mais precisão aos números da safra de café produzidos pela estatal. O mapeamento utiliza informações do Geosafras e está sendo feito com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A previsão é de que o levantamento neste último seja finalizado em dezembro.


“A avaliação do mapeamento de Minas foi feita por método estatístico, com uma amostra de 500 pontos em 5 estratos definidos com base na área de cultivo de cada município”, explica a gerente. A atualização estará disponível na internet (http://cafesat.conab.gov.br/cafesat/). As informações são da assessoria de imprensa da Conab.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.