CI

Mapeamento genético do cacaueiro avança

A iniciativa pode beneficiar tanto os produtores de cacau quanto a indústria do chocolate


A iniciativa pode beneficiar tanto os produtores de cacau quanto a indústria do chocolate

Uma parceria entre a iniciativa privada e a divisão de pesquisa em agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) está trabalhando no mapeamento genético do cacaueiro. Até agora, 92% do genoma da planta já foi sequenciado. A iniciativa pode beneficiar tanto os produtores de cacau quanto a indústria do chocolate.


De acordo com o Banco de Dados do Genoma do Cacau, historicamente, a produção do fruto com o qual se faz o chocolate foi severamente afetada por pragas e doenças. O mapeamento do genoma da planta vai permitir que os cientistas lancem mão de ferramentas genéticas para melhorar as propriedades do vegetal.

Países como Estados Unidos, França e Alemanha consomem mais da metade do suprimento mundial da fruta. Embora o mercado consumidor esteja majoritariamente nos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento são responsáveis pela maior parte da produção.


Fonte: Banco de Dados do Genoma do Cacau

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.