CI

Máquinas agrícolas têm recuperação

Foi superada a barreira das cinco mil unidades comercializadas no mês


Foto: Pixabay

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta sexta-feira (8) o desempenho do setor de máquinas agrícolas e rodoviárias. O mês de dezembro, segundo a entidade, foi positivo e de recuperação.

Foi superada a barreira das cinco mil unidades comercializadas no mês. Isto representa 17% a mais do quem em novembro de 2020 e quase 50% melhor do que dezembro de 2019, quando foram vendidas 3,3 mil unidades.

Em relação à produção dezembro teve desempenho semelhante ao mês anterior, com pequena alta de 0,3% e cinco mil unidades. Quando é feita a comparação com dezembro de 2019 a alta é significativa, de 117%. Naquele mês haviam sido produzidas 2,3 mil unidades.

"Foi um ano bom. O mercado agrícola vem puxando bastante e isso refletiu na indústria. Cabe ressaltar que a queda se justifica por março e abril terem sido meses difíceis para quem produz e fornecedores", destacou Alexandre Bernardes, vice-presidente da Anfavea e responsável pelo setor de máquinas.

Nas exportações houve queda de 16% em relação a novembro e no acumulado do ano foi 35% menor. Dezembro foi responsável por enviar para o exterior 619 unidades ante 737 em novembro e 951 unidades em dezembro de 2019. "Os países compradores encontram dificuldades devido à crise e isso fez diminuir a demanda", completou.

Para este ano a expectativa da Anfavea é otimista. A venda de máquinas agrícolas no Brasil deve crescer 5% em 2021, passando de 41,8 mil unidades em 2020 para 50,3 mil unidades neste ano. As exportações tem crescimento projetado em 9%, passando de 8,6 mil para 9,4 mil unidades. A produção de máquinas agrícolas tem o maior crescimento percentual projetado, de 23%, passando de 47,9 mil unidades em 202 para 58,8 mil unidades em 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.