CI

Máquinas do frigorífico Languiru são interditadas no Rio Grande do Sul

Languiru abate 111 mil frangos por dia e tem 855 trabalhadores



A Cooperativa Languiru Ltda. teve interditadas, nesta quinta-feira, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nove máquinas do seu frigorífico de aves. A unidade está localizada no município de Westfália, a 120 quilômetros de Porto Alegre, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi constatada situação de risco grave e iminente à saúde ou à integridade física dos trabalhadores. Dessa forma, foi determinada a interdição de todos os trabalhos em duas serras-fita de corte de carnes, duas máquina de retirada de pele, uma embaladora de partes (dorso), uma serra circular, um torno mecânico e duas máquinas de esmeril da manutenção.

Ainda de acordo com o MPT, a empresa firmou dois acordos, assumindo compromisso de solucionar problemas ergonômicos e de gestão de risco. Assim, evitou interdição total e não interrompeu o funcionamento parcial da planta. A indústria foi notificada para regularizar os sistemas de proteção de outras máquinas.

A Languiru abate 111 mil frangos por dia e tem 855 trabalhadores, divididos em dois turnos. Procurada pelo Jornal do Comércio, a empresa declarou que não iria se manifestar sobre a interdição das máquinas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.