CI

Maranhão é considerado área livre de Sigatoka Negra

RN, PR, PE, GO e BA são os outros estados considerados áreas livres da doença


O Maranhão é o sexto estado a ser reconhecido como Área Livre da praga Sigatoka Negra (Mycosphaerella fijiensis). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta segunda-feira (13-11), no Diário oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 62, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, concedendo o título ao estado nordestino. Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Goiás e Bahia são os outros estados considerados áreas livres da doença que ataca plantas de bananeiras. Embora inócua para o ser humano, a praga, de fácil disseminação, é economicamente devastadora.

Com a publicação da IN, fica liberado o trânsito de plantas e partes de plantas de bananeira e hilocônias (da mesma família das bananeiras, plantas ornamentais consideradas flores tropicais e exportadas para outros países) para qualquer estado brasileiro, sem maiores restrições. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão produz cerca de 130 mil toneladas de banana por ano, em uma área de aproximadamente 11,8 mil hectares.

Para caracterização de área livre da Sigatoka Negra, o estado deve cumprir várias exigências estabelecidas pelo Mapa, entre as quais, descrever a situação da cultura da banana (área plantada, variedades cultivadas, estimativa de produção, destino da produção, etc); apresentar, em mapa cartográfico, as rotas de trânsito de banana no estado; e elaborar mapa georreferenciado, identificando áreas de produção comercial e focos de ocorrência da praga.

Originário da Ilhas Fiji (no Pacífico), o fungo da sigatoka negra foi identificado em 1998, nos municípios amazonenses de Benjamim Constant e Tabatinga, de onde se espalhou para outros municípios do estado e para o Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.