CI

Marfrig elevará as exportações de carne bovina


O Grupo Marfrig vai inaugurar neste sábado a sua quinta unidade de abate de bovinos, no Mato Grosso. A empresa comprou um frigorífico em Paranatinga, município localizado a 400 quilômetros de Cuiabá, pertencente à Torlim, indústria que já está habilitada a exportar carne bovina. O valor do investimento não foi divulgado.

Segundo informa Fábio Dias, diretor de negócios do Grupo Marfrig, com a nova unidade a empresa ampliará o abate para 4 mil bovinos diários, em relação aos atuais 3,2 mil animais. "Já estamos entre os cinco maiores exportadores de carne bovina do País", diz.

Com a inauguração da unidade de abate a previsão é de que a capacidade de produção aumente em torno de 20% atingindo cerca de 36 mil toneladas de carne bovina por mês. O grupo passa a responder por mais de 5% de toda produção brasileira de carne bovina, que atinge 7,5 milhões de toneladas por ano.

Segundo o executivo, o grupo já é o terceiro maior do Brasil em abate de bovinos e o quinto em exportação de carne bovina - atrás dos frigoríficos Bertin, Friboi, Minerva e Independência.

O Marfrig tem outra unidade naquele estado, localizada em Tangará da Serra, que tem capacidade para abater 750 bovinos por dia. Além destes, a empresa tem unidades de produção em Bataguassu e Ribas do Rio Pardo, ambas no Mato Grosso do Sul; e em Promissão (SP).

A sede e o centro de distribuição e vendas localiza-se em Santo André (SP) e a empresa tem 4 mil funcionários. O principal foco ainda é o mercado interno mas as exportações vêm crescendo acentuadamente. "Hoje, o mercado externo já representa 40% do faturamento", diz.

A origem do Marfrig foi a distribuição de alimentos, sobretudo frigorificados, há 18 anos. Há seis anos ela iniciou o abate de bovinos por meio da compra de frigoríficos, como o Gejota, que foi incorporado e hoje é uma marca da empresa no exterior. Dias foi contratado para o recém-criado cargo de negócios por ter experiência em produção pecuária, como responsável pelos programas da Agropecuária CFM, fornecedores de touros nelore e montana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.