CI

Mariano Moro comemora 50 anos com Seminário de Bovinocultura de Leite e Amostra da Terneira

Seminário ocorreu na quara-feira (18.05)


O 2º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 2ª Amostra da Terneira de Mariano Moro reuniram produtores ligados à atividade leiteira e autoridades, na quarta-feira (18/05), no Clube Alto Uruguai. O médico veterinário e especialista em Reprodução, Valdinei Grapiglia, palestrou sobre Melhoramento genético em bovinos de leite. ?É importante definir corretamente as metas de seleção e construir um plano genético específico para cada propriedade?, aconselhou. Entre os diversos procedimentos de seleção para eficiência produtiva e reprodutiva, destacou a chamada seleção para longevidade.

Após a palestra técnica, houve desfile e premiação dos animais, na pista no campo municipal de futebol, junto às dependências do Clube Alto Uruguai. A avaliação dos animais foi realizada pela média veterinária Daniela Riccó, da empresa CRI Genética. O trabalho também foi acompanhado pela extensionista social do Escritório da Emater/RS-Ascar de Mariano Moro, Marilei Battisti, e pelo técnico Laerth Suszek.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Adelar Battisti, do vice-prefeito Isidoro Falkoski, do gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Giberto Tonello, dos secretários da Agricultura Amarildo Boni, do Turismo, Aline Sichoski, do Meio Ambiente, José Vargas, da Saúde, Adenilson Faggion, eda Assistência Social, Elisete Battisti. Também prestigiaram o evento representantes do Banrisul e das cooperativas Cresol e Sicredi e os colaboradores da Coperal e Copérdia.

O prefeito destacou a organização das propriedades e dos produtores que disponibilizaram os animais para a amostra. Em seguida, Boni, secretário municipal da Agricultura, agradeceu as parcerias e disse que ?o município vem investindo na bovinocultura de leite e em genética?. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Giberto Tonello, observou que a bovinocultura de leite é uma das prioridades da Instituição, tanto na região como no Estado. Também destacou o apoio da Instituição a outras atividades, como a fruticultura. Tonello agradeceu a parceria da prefeitura e do Sicredi na realização dos cursos no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), entre eles o de Bovinos de Leite, bem como a parceria com a Cresol. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, e Emater/RS-Ascar, encerrou com um coquetel e marcou a programação festiva dos 50 anos do município de Mariano Moro.

Premiação:
Categoria Holandesa (nascidas em agosto e setembro) terneira: 1º lugar: Safira, do produtor Oberdã Tenutti.
Categoria Holandesa (nascidas em outubro novembro): 1º lugar terneira Rebeca, do produtor Emerson Tenutti.
Categoria Jersey: 1º lugar terneira Agata, de João Carlos Pasini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.