Massa de ar polar chega ao país
CI
Imagem: Gabriel Luan Rodrigues
AGROTEMPO

Massa de ar polar chega ao país

Ar frio começa a derrubar as temperaturas pelo Sul do Brasil
Por: -Aline Merladete

A quarta-feira (13/04) será marcada pela presença de uma frente fria no Centro-Sul do território nacional. A frente fria é sustentada pela umidade que vem da Região norte e isso mantém elevado o potencial de fortes temporais. Além disso, as mudanças que essa frente fria provoca nos ventos, também contribuem para o aumento das instabilidades na região mais central do país.

E com o avanço do sistema de chuvas, uma massa de ar polar também avança na retaguarda. Derrubando as temperaturas no extremo Sul do país. Nesta quarta-feira as temperaturas ficam amenas, mas entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira haverá uma declínio acentuado na Região Sul.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As perturbações provocadas pela atuação da frente fria no país, também mudam os ventos sobre a região norte. Assim, a tendência indica que as chuvas ganham um maior deslocamento para o oeste. Contudo, os volumes serão baixos e as chuvas ocorrerão de maneira irregular. A perspectiva indica volumes entre 15 e 20 mm entre Purus e Alvorada D'Oeste. Já na faixa norte, o corredor de umidade ZCIT, mantém as condições para volumes significativos. Entre Macapá e Tucuruí os registros podem superar os 25 mm.

Região Nordeste

A presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - promove as condições de chuvas em partes da região. Apesar disso, boa parte do leste do nordeste terá um padrão de tempo mais seco. Podem até surgir algumas pancadas rápidas e passageiras no litoral, mas sem trazer volumes significativos. As áreas que podem registrar chuvas ficam entre o oeste da BA, PI, MA e CE. Contudo, as chuvas na faixa norte da região terão uma maior influência do corredor de umidade conhecido por ZCIT. Sendo também a região com as maiores condições para chuvas acima dos 20 mm, com será o caso da capital Teresina.

Região Centro-Oeste

A presença da frente fria na metade sul da região, garante chuvas volumosas na área. Essas chuvas também são reforçadas pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. Esses ventos trazem uma grande quantidade de ar quente e úmido da região norte, que sustentam as instabilidades. Pela média das projeções, os acumulados podem superar os 40 mm nas proximidades de Bodoquena. Também chove sobre o MT e GO, mas a tendência é de que as instabilidades ocorram de maneira mais isoladas e mal distribuídas. Este padrão mais irregular será fortemente notado no leste do MT e oeste do GO.

Região Sudeste

A chegada da frente fria eleva as condições de chuvas em quase toda a região. A tendência é de que os volumes mais expressivos se concentrem no sul de SP, superando os 20 mm na grande região de Presidente Prudente. Os temporais na fronteira sul de SP, podem ser localmente fortes em alguns momentos do dia. Já no Vale do Paraíba, as instabilidade somadas aos ventos oceânicos também contribuem para chuvas, com volumes próximos dos 20 mm. Tempo firme em grande parte do ES e no nordeste Mineiro.

Região Sul

A atuação da frente fria sobre a região, mantém o ambiente favorável para ocorrência de chuvas. As instabilidades serão mais brandas do que as ocorridas nos dias anteriores, mas ainda podem trazer volumes significativos no PR. Pode chover desde o noroeste do estado paranaense até no nordeste do RS. Os maiores volumes vão se concentrar na grande região de Paranavaí, superando os 30 mm. Em alguns momentos, essas instabilidades podem ser localmente fortes e trazer algum evento expressivo. Outro grande destaque na região é a entrada de uma massa de ar polar pelo sul do RS. A princípio, nesta quarta, as temperaturas serão amenas, mas ainda sem características de inverno.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima




 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.