CI

Massa de ar quente e seco vai dominar interior do Brasil

Saiba a previsão completa aqui


Foto: Arquivo

A quinta-feira (09/12) continua com o predomínio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) organizando as instabilidades na metade norte do centro-oeste, metade sul da região norte, nordeste e norte do sudeste. Inclusive existe o potencial para chuvas volumosas em alguns pontos entre o sul da região nordeste e norte do sudeste. Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente e seco, vai dominar o interior do país, diminuindo as condições de chuva no cone sul do Brasil.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As condições para chuvas aumentam sobre toda a região, mesmo seguindo um padrão mais chuvoso nos últimos dias. Os fatores que contribuem para isso são a presença da ZCAS canalizando a umidade na metade sul da região. Deste modo, os volumes poderão ser expressivos ao norte de RO, sul do PA e metade sul do TO. No centro-norte do PA a tendência é de que as chuvas sejam mais esparsas e fracas do que as registradas nas demais regiões.

Região Nordeste
As instabilidades termodinâmicas (calor e umidade) provocadas pela ZCAS, aumentam sobre a região, especialmente no oeste e sul da BA. Chove também sobre todo o estado do MA e PI, seguindo um padrão de pancadas isoladas. Entre o CE, RN, PB, PE, AL e SE o tempo segue firme, apenas com a possibilidade de chuvas fracas e passageiras no litoral devido à umidade marítima. 

Região Centro-Oeste 
As projeções indicam que as chuvas ficarão mais deslocadas para o norte da região, com uma possível intensificação, sobretudo no nordeste do MT. Mesmo assim, as instabilidades terão uma distribuição irregular, sendo esta uma característica típica da época do ano. No sul do GO, extremo sul do MT e em todo o estado do MS, o tempo fica firme e apresenta um maior aquecimento.

Região Sudeste
A presença da ZCAS, ainda fortalecida pela presença do ciclone em alto mar, mantém as condições para chuvas fortes no norte de MG. A tendência indica que os volumes poderão superar a marca dos 80 mm sobretudo no centro-norte do estado mineiro. Por outro lado, as condições de chuva diminuem entre o triângulo, grande Belo Horizonte e sul de MG. Até mesmo no RJ e litoral paulista as chuvas diminuem. Já no oeste de SP o calor aumenta e a umidade diminui. 

Região Sul
O domínio da massa de ar seco ganha ainda mais abrangência nesta quinta-feira, diminuindo também as condições de chuvas nos litorais de SC e PR. Uma das consequências disso é o aumento nas temperaturas na faixa oeste, onde haverá a maior presença do sol, e também uma diminuição dos índices de umidade do ar. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.