CI

Matas tropicais são os ecossistemas mais vulneráveis

Pesquisadores dizem a situação é preocupante


Uma equipe internacional de pesquisa, liderada pelo cientista Josep Penuelas, do Centro de Pesquisa Ecológica e Aplicações Florestais (CREAF), da Espanha, calculou as temperaturas ideais de ecossistemas terrestres em todo o mundo e como eles podem responder à mudança climática e descobriu que as florestas tropicais são os ecossistemas terrestres mais vulneráveis. O trabalho, que foi publicado na revista  Nature Ecology & Evolution , nos permite prever como diferentes ecossistemas vegetais se adaptarão ao aquecimento global, disse. 

A temperatura média ótima dos ecossistemas terrestres, segundo a pesquisa, está em um gráfico que vai de 20 ° C a 32 ° C, sendo que regiões com climas mais quentes têm valores mais altos que regiões frias. Se a temperatura ambiente exceder a temperatura ideal, a capacidade do ecossistema de crescer e fixar dióxido de carbono (CO2) da atmosfera diminui rapidamente. 

"Os dados são relevantes porque esses ecossistemas são sumidouros de CO2 e sua capacidade de sequestrar emissões é um fator chave na previsão de cenários futuros em face da mudança climática. No entanto, os dados de quais são suas temperaturas ideais não foram considerados até agora para prever sua possível aclimatação ", explica Peñuelas. 

Como os resultados mostram, as florestas tropicais enfrentam um risco maior do que outros ecossistemas, porque sua temperatura ótima, 29 ° C ± 3 ° C, está muito próxima da temperatura média do ar. "É preocupante", diz Josep Peñuelas, "porque as florestas tropicais representam uma grande extensão de cobertura vegetal no planeta e são essenciais na captura de emissões”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.