CI

Mato Grosso amplia participação no abastecimento interno e externo da pluma


A quebra na produção de algodão em alguns estados brasileiros fez Mato Grosso aumentar a responsabilidade de abastecer os mercados interno e externo. A participação nas exportações nacionais, por exemplo, deverá ficar cima do tradicional 60%, com previsão de encerrar o ano com 359,8 mil toneladas de pluma embarcadas a outros países. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 176 mil toneladas de algodão devem ser exportadas de setembro a dezembro deste ano, representando 49% do volume anual enviado pelo estado.


Pelo levantamento do Imea feito em setembro/13, a produção da pluma em Mato Grosso aumentou 9% chegando a 687 mil toneladas desde a última estimativa, representando 53% da produção brasileira. As vendas interestaduais devem aumentar 6%,com 425,3 mil toneladas, tendo 20% de aumento se comparado à safra 2011/12. Isso representa 48% de todo consumo interno do Brasil.

De acordo com a analista do Imea, Elisa Gomes, Mato Grosso vem ocupando o espaço deixado pelos estados produtores, como a Bahia, que tiveram quebra na produção do algodão na última temporada. "Tanto nas exportações quanto na necessidade de abastecer o mercado interno, o estado mato-grossense deve ampliar a participação", diz. Conforme ela, esse cenário deverá impactar nos estoque de passagem deste ano, reduzindo de 217 mil toneladas para 85 mil toneladas ao final de 2013.


Com a forte de demanda pela pluma,os preços do produto devem subir. Embora o mês de setembro fosse encerrado com queda de 5% com relação a agosto, em comparação com o ano passado o valor é 34% maior. A pluma tem sido cotada, em média, a R$ 64/@ em Mato Grosso. Segundo o Imea, a redução de preço no último mês foi resultado da alta do dólar durante a semana, e também a valorização de 3% da Bolsa de Mercadorias de Nova Iorque (ICE Futures).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.