CI

Mato Grosso do Sul atende a 23% do que é exportado pela Cota Hilton

JBS lança na capital do bezerro de qualidade Cartilha do Bezerro Cota Hilton


JBS lança na capital do bezerro de qualidade Cartilha do Bezerro Cota Hilton, que incentivará pecuaristas a atingirem a meta anual de exportação

No último ano os frigoríficos brasileiros embarcaram para a Europa, por meio da Cota Hilton,  80% do total da meta anual de 10 mil toneladas de carne bovina, sendo que Mato Grosso do Sul contribuiu com 23% desse total. A afirmação do proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci, mostra a necessidade dos criadores elevarem a qualidade da proteína produzida, para atender o déficit nas exportações.

A Fazenda, juntamente com o grupo JBS e o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SBC), lançaram na noite desta quarta-feira (18), durante a abertura da Exposição Agropecuária de Camapuã (MS), uma cartilha de instruções para incentivar os produtores de bezerros a adequarem seus animais à Cota, garantindo no mercado internacional valorização ao produto. 

“O produtor precisa ter na cabeça que não basta produzir um bom animal, mas que é preciso atender a algumas regras e fazer todo esse trabalho para que ele possa estar incluído nesses mercados tão exigentes, recebendo mais por isso”, destacou o diretor de relacionamentos com os pecuaristas e sustentabilidade do JBS, Fábio Dias, ao explicar que são acrescentados R$ 4 por arroba, podendo resultar em até R$ 80 a mais por cabeça, em comparação ao que é pago no mercado. 

A cartilha, lançada pelo JBS, resume as implicações da Cota Hilton para o produtor de bezerros. “Nunca nos dedicamos a conversar com os produtores de bezerro. Foi uma falha nossa”, disse Dias. O administrador da Fazenda 3R e prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, salientou a necessidade em valorizar o trabalho do criador de bezerros. “O frigorífico nunca se atentou ao produtor de bezerros, que é o responsável pela matéria-prima. Se a matéria-prima vem com qualidade para a indústria, ela precisa ser bem remunerada”, pontuou Rosalin.

A finalidade do incentivo à Cota Hilton é estimular o produtor rural a entregar mais qualidade na indústria, contribuindo com o consumidor final e com os níveis adequados para exportação. “Precisamos produzir com qualidade e buscar cada vez mais remuneração pelo bezerro. Esse é o caminho que devemos seguir, já que Mato Grosso do Sul produz atualmente a melhor carne do Brasil”, destacou Catenacci.

Entenda a Cota Hilton
“Lançada pela rede europeia de hotéis Hilton, a Cota Hilton define parâmetros de qualidade, como a produção de carne de animais jovens com bom acabamento e muita qualidade, além de ter benefícios fiscais, resulta num preço melhor para o frigorífico”. Explicou durante o evento diretor do JBS, Fábio Dias.

“A Europa só quer saber disso. Com o animal cadastrado, o comprador poderá saber de toda a trajetória do bezerro. Precisamos participar da Cota Hilton, porque a carne vai valer muito mais”, ressaltou Catenacci, que é considerado o produtor dos melhores bezerros do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Cota Hilton compreende uma determinada quantidade de carne bovina fresca ou resfriada, cortes traseiros, sem ossos e com alto padrão de qualidade, destinada à exportação para a União Europeia. 

Essa exportação é concedida anualmente a países produtores e exportadores de carnes. Entre eles estão credenciados: Brasil, Argentina, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, EUA e o Canadá. A cota anual para que esses países atendam 65,2 mil toneladas é fixa, sendo que a meta anual estipulada para o Brasil é de 10 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.