CI

Mato Grosso do Sul já vendeu 30% da safra de soja

Cerca de 1,5 milhão de toneladas estão vendidas por meio de contratos futuros


O Mato Grosso do Sul ainda está concluindo o plantio da Safra de Verão 2006/2007, mas os analistas de mercado estimam que 30% da produção, calculada em 5 milhões de toneladas, já foram comercializadas no Estado. Isso significa que enquanto as máquinas concluem o cultivo, cerca de 1,5 milhão de toneladas estão vendidas por meio de contratos futuros.

De acordo com matéria publicada por O Progresso, a venda antecipada do produto é um instrumento comum usado pelos produtores rurais para "travar" preços em diversos períodos no intuito de conseguir um valor médio ao longo da safra. As vendas escalonadas como são chamadas permitem que o produtor consiga aproveitar os picos de preço para fechar negócios a longo prazo.

Mas a venda da soja no futuro (para entrega na colheita, em março) também tem a ver com a recuperação do preço da soja no mercado, avalia Roberto Pusch, gerente comercial da maior cooperativa de grãos de Mato Grosso do Sul. Na última semana, a saca da soja se manteve no patamar dos R$ 29, livre ao produtor.

Um dos motivos apontados para a alta no preço da soja é a diminuição dos estoques nacionais, que após três anos em crescimento, estão experimentando uma redução devido a destinação da soja para outras finalidades, como a produção de biodiesel por exemplo.

Os especialistas avaliam que as lavouras da região sul do Estado estão com um bom desenvolvimento, principalmente por causa da chuva registrada no início do mês. O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes, afirma que no geral, as plantações estão bem, mas que algumas áreas estão sendo replantadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.