CI

Mato Grosso é 3º maior produtor de peixes do país, aponta pesquisa

Em 2014, o município de Rosário Oeste também figurava entre os 20 maiores produtores de peixe do Brasil


Em 2014, o município de Rosário Oeste também figurava entre os 20 maiores produtores de peixe do Brasil

Mato Grosso mantém a terceira maior produção de peixes do país, com 47,438 mil toneladas. Entre os 20 municípios brasileiros que mais produzem, dois são mato-grossenses: Sorriso e Nossa Senhora do Livramento. Respectivamente, produzem 10,680 mil toneladas e 5,681 mil (t) e ocupam a 4ª e 10ª posições no ranking nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações reunidas por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), concluída em 2015, apontam que a atividade encolheu em comparação com o ano anterior.

Em 2014, o município de Rosário Oeste também figurava entre os 20 maiores produtores de peixe do Brasil, com 8,158 mil toneladas produzidas naquele ano. No ano seguinte, deixou de compor o ranking. Várzea Grande que também se destacou com a terceira classificação no ranking de 2014, com produção de 7,331 mil toneladas, deixou de integrar a lista. Comparada a produção mato-grossense de peixes em 2015 com as 60,946 mil toneladas de 2014, houve queda de 22,16%.

A retração na oferta de pescado é contestada pelo presidente da Associação Mato-grossense de Aquicultura (Aquamat), Jules Ignácio Bortoli. “A produção não diminuiu e hoje Mato Grosso produz em torno de 75 mil toneladas de peixe”, rebate. Conforme ele, o Estado reúne alguns dos maiores piscicultores do país e possui o maior parque de produção de ração do Brasil. “Na nossa estimativa, Nossa Senhora do Livramento produz mais que o dobro do volume levantado pelo IBGE, em torno de 14 mil toneladas de peixe por ano”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.