CI

Mato Grosso é o 12º em competitividade

O estado também apresentou um bom desempenho no quesito Eficiência da Máquina Pública ao avançar duas posições


No Ranking de Competividade dos Estados 2017, anunciado ontem, Mato Grosso caiu duas colocações e ocupou a 12ª posição na classificação geral. Para a composição do Ranking neste ano foram considerados 66 indicadores, agrupados em 10 pilares. O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group.

Apesar da queda na classificação geral, Mato Grosso foi um dos estados que apresentou os maiores ganhos de posições no pilar de Infraestrutura com relação ao Ranking de 2016, avançando seis posições (de 14º para 8º), ao apresentar melhoras relativas no custo de combustíveis, qualidade da energia elétrica, mobilidade urbana e qualidade das rodovias.

O estado também apresentou um bom desempenho no quesito Eficiência da Máquina Pública ao avançar duas posições (de 13ª para 11ª). Neste item, destacou-se nos indicadores Eficiência do Judiciário e Custo do Legislativo/PIB.

Na análise de potencial de mercado, o estado caiu sete posições. Também teve uma piora no pilar de Inovação, com a queda de duas posições. Quatro se mantiveram nas mesmas colocações (Sustentabilidade social, Segurança pública, Capital Humano e Sustentabilidade Ambiental).

Mato Grosso ficou na 12ª posição do Ranking Nacional. O Estado se classificou em 8º lugar nos pilares de Infraestrutura e Solidez Fiscal, seguido por Potencial de Mercado e Capital Humano, que ficaram em 9º e 10º, respectivamente. Em 11º em Eficiência da Máquina Pública e Sustentabilidade Social. Educação se posicionou em 12º e em 18º em Segurança Pública. Em Inovação o estado ficou em 21º lugar e em Sustentabilidade Ambiental em 25º.

RANKING

No computo geral o estado de São Paulo segue na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados, seguido de Santa Catarina que subiu da 3ª para a 2ª colocação e o Paraná que caiu da 2ª para a 3ª posição em relação ao ano anterior. O Distrito Federal segue na 4º colocação.

Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do ranking, com os estados do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. Paraíba e Ceará são os representantes do Nordeste mais bem colocados, nas 10ª e 11ª colocações, respectivamente, à frente de Mato Grosso e Goiás. Os últimos colocados foram os estados de Maranhão, Amapá e Sergipe, enquanto Alagoas conseguiu sair da última posição, passando para 24º.

Outras mudanças expressivas no ordenamento das Unidades da Federação no ranking geral ocorreram com Acre, Rondônia, Paraíba, que foram os estados que mais ganharam posições, enquanto Amapá, Amazonas e Pernambuco foram os estados que mais perderam posições.

COMPETITIVIDADE

Uma realização do CLP, em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group, o Ranking constitui uma importante ferramenta para avaliação da administração pública. Também reconhece as melhores práticas visando o desenvolvimento econômico e social do País. O resultado permite ao gestor público identificar as necessidades e elencar as prioridades do seu estado. Ao setor privado, permite um estudo das possibilidades geográficas para investimento.

O Ranking, que está em sua sexta edição, faz uma análise comparativa da capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em 65 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos. Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro.

O Ranking de Gestão e Competitividade dos Estados é um levantamento que analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.