CI

Mato Grosso encerra 2016 com a maior quebra na safra de milho já registrada

Mato Grosso encerrará o ano com um recorde negativo


Mato Grosso encerrará o ano com um recorde negativo. Isso porque, em 2016, foi registrada a maior quebra na safra de milho já vivenciada pelos produtores do Estado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as condições climáticas adversas resultaram em uma diminuição de 31,6% na produção, em relação ao ano anterior.

Com as exportações  elevadas no primeiro semestre, atreladas à quebra de safra observada no segundo, a cotação disponível do cereal, segundo o Imea, atingiu valores nunca vistos antes no Estado, chegando a ser cotado a R$ 37,43 por saca.

“Assim, com preços altamente convidativos, e forte demanda do cereal mato-grossense por efeito da quebra de safra no país, o instituto está estimando que Mato Grosso negociou 7,6 milhões de toneladas de milho com outros estados do Brasil, o que vem se confirmando com as menores exportações no país”.

O Imea aponta ainda que, este ano, o Estado atingiu a maior área cultivada do cereal, com 4,25 milhões de hectares, porém, 177 mil hectares deste total não foram colhidos. Já a produtividade média se consolidou em 74,22 sacas por hectare, o que resultou em uma produção total de 18,90 milhões de toneladas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.