CI

Mato Grosso lidera produção de girassol

Estado detém 58% da quantidade produzida em todo o Brasil


Plantio de girassol em Mato Grosso começou com perspectiva de ampliar a área plantada em 7%, conforme 5º prognóstico de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no último dia 09 de fevereiro. Previsão é que 42,7 mil hectares sejam ocupados com a cultura, ante os 39,9 mil plantados na última temporada.


Incremento deve garantir a colheita de 51,2 mil toneladas do grão na safra 2011/2012, volume 4,5% acima das 49,1 mil toneladas do último ano. Com esse desempenho, o Estado irá responder por 68,35% da produção regional, estimada em 74,9 mil toneladas, e por 58,11% da produção nacional, projetada em 88,1 mil toneladas.

Contribui para o aumento da área plantada a verticalização da produção, que permite o aproveitamento do girassol sem a necessidade de escoar o produto para outras regiões. Outro fator que reflete é a manutenção dos preços em patamares mais elevados, equiparados aos da soja, sendo negociado a R$ 37 a saca de 60 quilos.

Este ano, 36,295 mil hectares de toda lavoura de girassol devem se concentrar em Campo Novo do Parecis, que responde por 85% da plantação mato-grossense e é o maior produtor nacional. Parte do que é produzido na localidade é processada no próprio município pelas indústrias produtoras de alimentos.


Apesar da janela ideal de plantio da cultura ter iniciado na última semana, o gerente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio de La Bandera, informa que ainda há produtores decidindo entre o cultivo de girassol e milho. Dúvida não acomete o produtor e sócio da Parecis Alimentos, Vitório Herklotz, que já optou por manter a mesma área plantada no ano passado com girassol, totalizando 600 hectares nesta safra.

"Por aqui o aumento na produção deve acontecer pelo compromisso dos sócios em plantar mais". Empresa agrega mais de 100 sócios, dos quais 46 são produtores. Por enquanto, a Parecis Alimentos processa 150 toneladas de girassol, mas há previsão de quintuplicar o aproveitamento da produção.

Porém, um dos entraves à expansão da cultura do girassol é a oferta de sementes, que em sua maior parte é adquirida pelos produtores da Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.