CI

Mato Grosso tenta retomar ritmo da colheita da soja

Até agora, 71% da área de soja, em Mato Grosso, já foi colhida


A chuva diminuiu um pouco na região central de Mato Grosso, o que permitiu que os agricultores acelerassem a colheita da soja. Em algumas propriedades, o trabalho avança noite adentro. A umidade na lavoura ainda está acima da ideal, mas mesmo assim, as máquinas vão para o campo.


Até agora, 71% da área de soja, em Mato Grosso, foi colhida. Os agricultores costumam evitar a colheita noturna justamente porque após o pôr do sol, a umidade na lavoura aumenta.

No geral, a produtividade média no estado caiu apenas uma saca em relação à previsão inicial do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De 54 sacas, o valor caiu para 53 sacas por hectare, mas a produção deve ficar quase 600 mil toneladas abaixo da expectativa.


“A gente estima uma perda de 2% em cima do que vamos produzir este ano, que é de 26,8 milhões de toneladas, que em valor financeiro chega a R$ 438 milhões perdidos pelos produtores”, diz Daniel Latorraca, gestor técnico do Imea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.