CI

Mato Leitão encaminha 10 açudes pelo Irriga Mais RS

A lista de beneficiados será definida nos próximos dia


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater trabalham na elaboração do plano de trabalho para construção de açudes no programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, através do Irriga Mais RS.

Mato Leitão será atendido com 10 projetos e a lista de beneficiados será definida nos próximos dias. O assunto foi debatido na reunião do Comder, ocorrida na quarta-feira, 2, à tarde, na Sala Pastoral Santa Inês. O presidente do conselho e secretário da Agricultura, João Carlos Machry, destaca que a prioridade é atender propriedades que tiveram problemas com abastecimento de água para animais, por conta da forte estiagem. “Atendemos seis agricultores nos últimos meses e a ideia inicial é beneficiar esse grupo. Alguns não conseguirão se enquadrar nos critérios e, por isso, precisamos incluir outros produtores na lista”, disse o secretário.

João Machry, juntamente com o técnico da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, explicaram que o programa prevê somente novos açudes, não sendo possível reforma ou ampliações. O tamanho de cada reservatório vai depender da realidade da propriedade a ser atendida, seguindo diversos critérios técnicos definidos pelo governo estadual. Mato Leitão decretou Situação de Emergência em dezembro passado, sendo posteriormente homologado pelo Estado e reconhecido pela União.

A lista preliminar de beneficiados recebeu aprovação do Comder e a relação definitiva deverá ser finalizada nos próximos dias. Estão previstos açudes em propriedades de Arroio Bonito, Santo Antônio, Sampaio Baixo, Boa Esperança Alta, Palanque Pequeno e Linha Puhl.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.