CI

MCid realiza campanha de mobilização do combate ao mosquito Aedes aegypti

O Ministério das Cidades e o Governo federal promovem campanha de combater o Aedes Egypti


"O Ministério das Cidades tem uma enorme preocupação em fortalecer esta campanha promovida pelo governo federal de combater o Aedes Egypti. A proliferação do mosquito pode ocasionar em danos gravíssimos à sociedade brasileira, por isso afirmo que esta é uma luta de todos nós", disse Bruno Araújo em ação realizada na última sexta-feira (2), no Estado da Paraíba.

A mobilização aconteceu para apoiar o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, promovido pelo Governo Federal, para ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e rotineiros no enfrentamento ao vetor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e febre chikunguya.

Durante a programação, o ministro Bruno Araújo e o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, visitaram o posto da Polícia Rodoviária Federal de Manguinhos, município Bayeux, para vistoriar o local que tem diversos veículos parados e que podem ser possíveis criadouros do mosquito. 

Na sequencia, Araújo entregou veículos para quatro prefeituras que apoiaram o trabalho de campo de vigilância ambiental no combate ao Aedes Aegypti. O ministro falou da Resolução n.º 623 do Contran, uma proposta do Denatran, que dispõe sobre a uniformização dos procedimentos administrativos para a realização de leilão de veículos, removidos ou recolhidos a qualquer título por órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito.

"A publicação desta resolução do leilão é uma medida muito importante adotada pelo Denatran, que teve um diálogo com as autoridades competentes, e serve para agilizar os procedimentos e diminuir o tempo em que os veículos ficam parados nos pátios de todo o Brasil. Com isso, reduzimos o número de carros encostados e suscetíveis de serem criadouros de mosquitos", destacou.

Depois da ação realizada no Posto da PRF, o ministro das Cidades visitou o posto de saúde do Bairro Expedicionários, em João Pessoa, além de residenciais com alta incidência de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. 

A moradora Maria das Neves, 73 anos, recebeu Bruno Araújo em sua casa e disse que contraiu a Chikunguya. "Peguei essa doença e foi muito ruim porque doeu o corpo todo. Acho importante combater esse mosquito e pode ajudar muita gente", comentou. 

Dia Nacional de Combate ao Mosquito – Nesta data serão realizadas ações integradas e simultâneas nas capitais do País, em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.