CI

MDA capacita cooperativas para acessar Rede Brasil Rural

No primeiro semestre de 2012, o MDA vai capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades


Representantes de cooperativas de produtores rurais estão sendo capacitados para operar o maior catálogo virtual de ofertas de produtos da agricultura familiar do país. Além de potencializar a comercialização, a Rede Brasil Rural (RBR) facilita a logística e a aquisição de insumos. No primeiro semestre de 2012, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores.

Nesta primeira etapa, participam das oficinas representantes de cooperativas de 10 estados. A capacitação dura em média quatro horas, período em que técnicos do MDA apresentam a ferramenta virtual aos participantes. Logo após, as organizações interessadas podem fazer a adesão ao portal. O calendário de atividades teve início em Salvador, na Bahia, no último dia 6. Na ocasião, foram treinados mais de 200 representantes de aproximadamente cem cooperativas, sendo que mais da metade deles se cadastraram na rede.

Para fazer a capacitação e os cadastramentos, técnicos do MDA estão indo a campo para orientar os representantes das organizações sobre a importância de operar o portal.“ A Rede Brasil Rural vai potencializar o trabalho das cooperativas ao diminuir a distância dos produtores com o mercado. Também vai possibilitar aos consumidores produtos da agricultura familiar com preços diferenciados. São dois pontos cruciais: produto de qualidade e preço acessíveis”, destaca o coordenador-geral da RBR, Marco Antonio Viana Leite.

Por meio do Armazém Virtual, consumidores de todo o país poderão adquirir produtos exclusivos do setor. “O primeiro passo é organizar essa oferta, capacitando os empreendimentos e mostrando para os produtores que eles podem potencializar a comercialização ao expor seus produtos mundialmente”, complementa Viana. Em uma parceria inédita com o MDA, os Correios tornam-se os responsáveis pelo transporte da produção da agroindústria familiar

Benefícios

Para reforçar o trabalho de divulgação da Rede junto aos agricultores, os 26 delegados federais do ministério receberam treinamento sobre a ferramenta na última quarta (8).

“Eles vão poder atuar em seus estados, pois terão todas as informações para operacionalizar o portal.

A Rede Brasil Rural é um espaço concreto de difusão da agricultura familiar, pois divulga os produtos no território, no Brasil e no mundo. É uma oportunidade para que as cooperativas possam aperfeiçoar sua gestão, investindo tanto na qualidade, quanto na quantidade dos produtos disponíveis para o mercado. Além disso, possibilita a elas uma articulação a nível nacional, lembrando que 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas (ONU)“, ressalta Jerônimo Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA.

Mais do que representar uma vitrine virtual dos produtos da agricultura familiar, a Rede Brasil Rural vai possibilitar a compra de insumos para produção e serviços de logísticas de transportadoras incluídas no portal. “Além disso, também facilitará o acesso a políticas públicas, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, acrescenta Luis Tividini, um dos diretores da SDT. Segundo ele, para fazer adesão à Rede, as cooperativas precisam ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). “No entanto, o cadastramento não é obrigatório”.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural foi criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. O site, que pode ser acessado pelo portal do MDA, exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares. A partir do momento que fazem parte da rede, eles podem comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A ferramenta foi lançada em dezembro do ano passado do ano passado, em Porto Alegre, num evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Afonso Florence. etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, disse o ministro Florence na ocasião.

Além da cooperação do BNDES como agente financiador, a rede conta ainda com a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores, quanto para os clientes destes.

O cadastramento das cooperativas na Rede Brasil Rural ocorre desde 13 de dezembro de 2011.

Pnae

A Lei da Alimentação Escolar prevê que no mínimo 30% dos recursos destinados pelo FNDE para a merenda sejam direcionados à compra da produção da Agricultura Familiar. Atualmente, municípios, estados e escolas ainda encontram dificuldades para encontrar produtores que atendam à demanda da merenda e os agricultores, por sua vez, em alguns casos, carecem de informações sobre abertura de processos de compras. A Rede Brasil Rural soluciona os dois desafios. Organiza a oferta de alimentos por tipo de produto, região, estado e município e divulga a necessidade de compras para a merenda por meio de licitações lançadas pelas escolas.

DAP

Criada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA, munido de CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).

Agenda de oficinas estaduais

Confira os próximos eventos, em outros estados, onde ocorrerá a capacitação e o cadastramento de cooperativas na Rede Brasil Rural:

Rio Grande do Sul
- Pelotas 28/02
- Santo Augusto 29/02
- Sarandi 01/03
- Erechim 02/03

Minas Gerais
- Belo Horizonte 13/02 a 15/02

Santa Catarina
- Florianópolis 08/02
- Chapecó 10/02

Paraná
- Curitiba 16/02

São Paulo
- São Paulo 23/02

Ceará
- Fortaleza 29/02 a 01/03

Goiás
- Goiânia 13/02

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.