CI

MDA defende inserção de novas culturas em área de fumo

Entre as alternativas para plantio, na região Sul, estão flores, frutas temporárias e plantas medicinais


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentará, no dia 28, em Brasília, durante o Seminário Internacional para Diversificação Produtiva do Fumo, a proposta brasileira para a inserção de outras culturas nas áreas ocupadas com tabaco. O documento resultou do I Seminário Nacional sobre o Programa Nacional de Diversificação Produtiva e a Convenção-Quadro, realizado no início do mês, em Porto Alegre. Já temos 47 projetos desenvolvidos em parceria com universidades federais como a de Santa Maria e de Santa Cruz do Sul, exemplificou o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Sanches Peraci.

Entre as alternativas apontadas estão o plantio, na região Sul, de flores, frutas temporárias e plantas medicinais. Ainda há a proposta de produção de leite orgânico. Até dezembro, todas as experiências serão contratadas pelo MDA, num investimento de R$ 5 milhões. Segundo Peraci, a tendência é que, nos próximos anos, o consumo mundial de fumo reduza. Em dois anos, a população consumidora de tabaco passou de 39% para 19% no Brasil, disse. Apesar disso, a produção do fumo aumentou e a do Brasil está entre as três maiores do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.