CI

MDA quer inserir agricultura familiar no mercado de gastronomia


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) assinou na quarta-feira (4) protocolo de intenções com o chef de cozinha Alex Atala para promover o fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura familiar. Atala vai ajudar o ministério a ampliar a participação desses produtos no mercado gastronômico nacional. A parceria deve aumentar também a comercialização dos itens da agricultura familiar na rede varejista.


“Queremos mostrar para o mercado gastronômico que a agricultura familiar tem excelentes produtos a preços acessíveis. Um chef de cozinha poderá comprar de seu entorno, ou até de lugares mais distantes, e terá acesso a produtos com qualidade, certificados. Faremos a aproximação entre o produtor e o consumidor. A proposta vai dinamizar a economia local”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, à Agência Brasil.

De acordo com Pepe Vargas, não há repasse de recursos na parceria. “O Alex Atala já é uma pessoa com visão de fortalecimento dos produtos da agricultura brasileira. Tem uma identidade com os produtos e já trabalha com eles. Vai nos ajudar a qualificar e capacitar esses produtores. Para fazer culinária brasileira, tem que usar produtos da realidade do país e a alta gastronomia pode se beneficiar com produtos diferenciados”, disse o ministro.

Cerca de 500 cooperativas e associações cadastradas na Rede Brasil Rural podem ser favorecidas pela parceria. Ao total, mais de 200 mil agricultores familiares participam da rede. Pepe Vargas destacou que a parceria vai dar escala à produção da agricultura familiar, como outras parcerias já concretizadas pelo ministério, entre elas, a parceria com a Associação Brasileira de Supermercados e com a rede hoteleira do país.


Alex Atala é chef de cozinha e dono do quarto melhor restaurante do mundo (D.O.M.), segundo o ranking deste ano da revista especializada inglesa Restaurant. O chef lançou recentemente uma marca de produtos feitos por agricultores familiares, a Retratos do Gosto.

Plano Safra - Dados do Censo Agropecuário de 2006 do IBGE demonstram que a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. O protocolo foi firmado durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.