CI

MDA realiza pesquisa sobre Programa Crédito Fundiário

Foram realizadas entrevistas presenciais com beneficiários de financiamentos do Banco da Terra, do PNCF Combate à Pobreza Rural (CPR), e do PNCF da Consolidação da Agricultura Familiar


O agricultor familiar Valdilei Pereira da Silva, 44 anos, conseguiu aumentar a produtividade de sua propriedade de 2,5 hectares em Barro do Bugre, Mato Grosso, ao aderir ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Em 2010, ele conseguiu um financiamento de R$ 21,5 mil para investir em assistência técnica e infraestrutura. Resultado: a criação de aves mais que duplicou. “No barracão que eu tinha, cabiam 400 pintinhos. Ampliei o espaço, e hoje crio 900”. Valdilei ainda potencializou a criação de porcos e a produção de mandioca, hortaliças e banana.


Com o propósito de traçar um perfil de pessoas que, a exemplo de Valdilei, se beneficiam de programas de crédito fundiário, identificar fatores internos e externos associados à inadimplência e definir formas para melhorar as políticas do setor, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou a pesquisa Perfil dos Beneficiários do Banco da Terra e do Crédito Fundiário. Parte dos números do levantamento foram apresentados nesta quinta-feira (1º) durante o IV Seminário Nacional do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A pesquisa, coordenada pelo engenheiro agrônomo Antônio Maria Gomes de Castro, seguiu três linhas de atuação. Foram realizadas entrevistas presenciais com beneficiários de financiamentos do Banco da Terra, do PNCF Combate à Pobreza Rural (CPR), e do PNCF da Consolidação da Agricultura Familiar. Ao todo, as equipes aplicaram 410 questionários a responsáveis por empreendimentos individuais e coletivos de sete estados (Goiás, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Sul).

O programa mudou a qualidade de vida da maioria dos beneficiários entrevistados, principalmente em relação à moradia e ao patrimônio das famílias atendidas pelo programa. Atualmente, 90 mil famílias de produtores rurais em situação de extrema pobreza são atendidas, e a taxa de inadimplência registrada é de apenas 7,5%.

O trabalho foi inciado em janeiro e os dados estão previstos para serem publicados em janeiro do ano que vem.

Sobre o Programa
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode ser feito tanto individualmente quanto de forma coletiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.