Mecanismo genético regula a formação de madeira nas plantas

ESTUDO

Mecanismo genético regula a formação de madeira nas plantas

Pesquisa foi realizada em valência
Por: -Leonardo Gottems
115 acessos

Pesquisadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas (IBMCP), centro misto da Universidade Politécnica de Valência (UPV) e do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC), identificaram um gene que regula o início da formação de madeira nas plantas. Os resultados do trabalho foram publicados nos anais da Academia Nacional de Ciências. 

A madeira, além de fornecer às plantas o suporte mecânico e a estabilidade de que precisam para crescer, é um dos tecidos biológicos mais abundantes da Terra, constituindo não apenas uma fonte renovável de energia e materiais industriais, mas também um dissipador de CO2 atmosférico, o segundo em termos de volume atrás dos oceanos. 

Javier Agustí, pesquisador do IBMCP, explica que “o desenvolvimento de organismos multicelulares é determinado pela integração e coordenação de vários programas de crescimento. Nas plantas, um desses programas é o crescimento secundário, que consiste na expansão radial de caules e raízes, principalmente através do desenvolvimento da madeira”. 

“O crescimento secundário é, portanto, um processo central de desenvolvimento das plantas, pois fornece o suporte mecânico e a estabilidade de que eles precisam para crescer e sustentar novos órgãos. Além disso, do ponto de vista aplicado e ecológico, estamos falando de um processo de grande importância, pois culmina na formação de uma grande quantidade de biomassa na forma de madeira”, afirma Agustí. 

Os pesquisadores do IBMCP realizaram um estudo comparativo dos genomas de várias populações naturais da planta modelo de  Arabidopsis thaliana  que apresentaram diferentes adaptações genéticas às condições ambientais de seu habitat de origem, o que lhes permitiu identificar o gene SOBIR1 como um novo regulador da formação de madeira. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink