CI

Medicamento barato é eficaz contra Covid-19, diz Oxford

“Para os testes, o medicamento foi administrado por via oral ou intravenosa"


Foto: Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostraram as primeiras evidências de que a dexametasona, um esteroide com um baixo custo, reduz a probabilidade de morte dos pacientes hospitalizados com Covid-19. De acordo com a BBC, o medicamento já existe no mercado e é considerado um grande avanço na luta contra o vírus. 

Dentre os doentes que estão ligados a respiradores mecânicos, a dexametasona reduziu o uso de morte em um terço e entre os que recebem apenas oxigênio, o risco foi reduzido em um quinto. “Para os testes, o medicamento foi administrado por via oral ou intravenosa e, após 28 dias, reduziu as mortes em 35% nos doentes que precisavam de tratamento com aparelhos respiratórios e em 20% naqueles que precisavam apenas de oxigênio suplementar”, indicou o noticiasaominuto.com. 

De acordo com o ministro da Saúde, Matt Hancock, o medicamento começará a ser usado no tratamento do novo coronavírus, depois de terem sido conhecidos os resultados do estudo. O governante explicou, ainda, que o país tem "acumulado estoque" de dexametasona desde março, estando agora na posse de cerca de 200 mil doses, que "estão prontas para serem administradas". 

"Estamos a trabalhar com a NHS [sistema nacional de saúde] para que o tratamento padrão para a Covid-19 inclua a dexametasona a partir desta tarde", disse. 

"Este é um resultado extremamente bem-vindo", disse o líder do estudo, Peter Horby, da Universidade de Oxford, em comunicado, sublinhando que "o benefício de sobrevivência é claro e grande naqueles pacientes que estão doentes o suficiente para necessitar de tratamento com oxigênio e que, portanto, a dexametasona deve agora tornar-se padrão de atendimento nesses pacientes". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.