CI

Médicos veterinários da Adapec participam de reunião técnica sobre resenha

O encontro conta com a participação de 45 médicos veterinários da Agência


O encontro conta com a participação de 45 médicos veterinários da Agência

O mormo e a Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) estão entre as principais doenças que afetam os equídeos e requerem uma atenção especial de segurança sanitária. Pensando nisso, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove reunião técnica com o tema “Resenha de identificação equídea”, que teve início nesta quinta-feira, 25, com aula teórica e segue até sexta-feira, 26, com aula prática no Rancho Diamante. O encontro conta com a participação de 45 médicos veterinários da Agência.

Durante a abertura, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, falou sobre as ações que estão sendo realizadas continuamente para prevenir e combater essas doenças, entre elas o aprimoramento de informações técnicas. “A resenha é uma ferramenta indispensável para o reconhecimento correto do animal, pois trazem todas as informações detalhadas das características externas, auxiliando ainda mais nossos trabalhos”, destacou enfatizando o apoio do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro) na realização do evento.

O palestrante e médico veterinário, Vilton Ramos, explicou o passo a passo da ficha descritiva do animal com a abordagem na nomenclatura e regiões zootécnicas, que envolvem entre outros, características da orelha, fronte, chanfro, olhos, focinho, planos anatômicos e particularidades da pelagem. “Temos de ter uma padronização no preenchimento da resenha, para facilitar a avaliação do animal e evitar erros de interpretações entre profissionais, pois o documento feito de forma correta evita prejuízos aos produtores rurais e fraudes no sistema”, ressaltou.

O inspetor agropecuário da Adapec de Sandolândia, Gustavo Henrique Mamede Otto, avaliou o encontro como um diferencial na orientação do serviço oficial. “É uma oportunidade de discutimos ideias para identificarmos com mais eficiência os animais e disseminarmos conhecimentos com o setor privado, por meio de palestras e orientação direta”. A inspetora agropecuária de Formoso do Araguaia, Etel Marques Siqueira complementou. “Essas informações são valiosas e necessárias para fazermos uma leitura correta do equídeo, principalmente nos casos de mormo onde envolve sacrifícios de animais”.

Resenha

A resenha é um documento que contém a descrição detalhada das características dos equídeos, para definir pelagem, assinalar e descrever particularidades. É indispensável para obtenção de registro e reconhecimento do animal; associações de criadores, competições e compra e venda.  Além disso, todas as vezes que o animal passa por exames, seja em laboratórios particulares ou oficiais, obrigatoriamente, desde o processo de colheita ao resultado final, deve estar acompanhado da resenha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.