CI

Megaleite: Pecuária leiteira reunida em BH

Maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite reunirá, de 21 a 26 de junho de 2016, as principais raças leiteiras, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).


Maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite reunirá, de 21 a 26 de junho de 2016, as principais raças leiteiras, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento contará em sua programação com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Indubrasil, Guzerá Leiteiro e Sindi.
 
A expectativa é de que 1.600 animais participem das competições da 13ª Megaleite, que tem como tema “Um novo horizonte para uma pecuária leiteira forte, presente e participativa”.
 
A abertura oficial do evento será no dia 21 de junho, a partir das 8h, quando a entidade fará entrega do Mérito Girolando e da Homenagem aos 20 anos de Oficialização do Girolando como raça leiteira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Serão homenageados criadores e profissionais do setor. Na sequência, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas Gerais fará uma audiência pública sobre a pecuária leiteira.
 
A Megaleite também terá em sua programação oito leilões, agendados para o período de 20 a 25 de junho. Já as competições de animais serão a partir do dia 20 de junho, com as fêmeas disputando o torneio leiteiro. Na pista, os julgamentos ocorrem de 22 a 26 de junho.
 
Entre os criadores, um dos eventos mais aguardados da Megaleite é o lançamento dos Sumários de Touros e de Vacas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) e a divulgação do resultado da 4ª Pré-Seleção de Touros.  Esse evento acontece no dia 21 de junho, a partir das 14h30.
 
De olho na genética leiteira selecionada no Brasil, criadores de vários países devem participar da Megaleite. As delegações estrangeiras terão uma reunião com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando no dia 24 de junho, na Casa do Criador, para definir ações conjuntas para consolidação da raça na América Latina e em outros países. A Girolando já firmou termo de cooperação técnica com associações de criadores de diversos países na área de melhoramento genético e registro e outros acordos devem ser definidos ainda este ano.
 
Para as crianças, haverá um espaço especial com passeios e mostra de animais. Também será realizado o Clubinho Girolando, um curso que tem como objetivo despertar o interesse das novas gerações pela pecuária leiteira e contará com palestras sobre a raça Girolando, a importância do leite como alimento e manejo e preparação de animais para exposições. A programação da feira está disponível no site da Megaleite.
 
Epamig
 
A miniusina Via Láctea, coordenada pela Epamig ILCT (Instituto de Laticínios Cândido Tostes), vai participar pela primeira vez da Megaleite 2016. Além do público interessado na pecuária leiteira, está programada a visita de cerca de 3 mil crianças de escolas municipais ao estande, que poderão ver de perto o funcionamento de uma indústria de lácteos e participar de palestras sobre a importância do leite para a nutrição.
 
Durante o evento a previsão é processar, diariamente, cerca de 500 litros de leite por dia para a fabricação de iogurte e bebidas lácteas de pêssego e de ameixa, além de queijo Minas frescal tradicional e condimentado com ervas, com milho e salaminho. Todos os produtos poderão ser degustados pelos visitantes. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.