CI

MEIO AMBIENTE E PECUÁRIA SERÃO DEBATIDOS EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA


Conciliar desenvolvimento da pecuária à preservação do meio ambiente na Amazônia. Este é um dos desafios que serão abordados em Porto Velho, Rondônia, entre os dias 15 e 18 de julho durante o "Seminário Internacional para o Desenvolvimento da Pecuária na Amazônia: Produtividade com Qualidade Ambiental". O evento é promovido por três instituições de pesquisa sediadas na América Latina: Embrapa Rondônia, Institute Interamericano de Cooperacion para La Agricultura - IICA e Programa Cooperativo de Investigación y Transferencia de Tecnologia para los Trópicos Suramericanos - Procitropicos. Segundo os organizadores, a realização do evento pretende apontar diretrizes para a melhoria da qualidade da pecuária em uma região potencialmente capaz de produzir mais e melhor, com respeito ao meio ambiente.

A exploração da pecuária por agricultores familiares na Amazônia esbarra em obstáculos primários: o Estado importa cerca de 80% do leite e derivados que a população consome. Segundo pesquisadores da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a alternativa para o desenvolvimento sustentável na região seria a mudança em sua maneira de exploração: de extensiva para intensiva, uma das discussões que será levantada durante a realização do seminário.

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, já existe consenso entre formadores de opinião do segmento para que o desenvolvimento da atividade seja estruturado de maneira sustentável, possibilitando o aumento de renda dos agricultores familiares. Em reunião realizada em Belém (PA) no último mês, a pecuária de leite na região Norte assumiu destaque entre as discussões, que definiram a composição do Grupo Gestor do Programa Cooperativo da Plataforma Tecnológica do Leite. O projeto irá identificar as principais restrições tecnológicas, sócio econômicas e institucionais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

O Grupo Gestor é composto por especialistas em áreas estratégicas da cadeia produtiva do leite. Para Lucena, que coordena ações de pesquisa e desenvolvimento no projeto, a formação do grupo irá apresentar políticas e diretrizes para a melhoria da qualidade do leite na região Norte, estudo implantado em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Pró Leite). A evolução produtiva de leite na região merece destaque: em 11 anos (de 1999 a 2001), o crescimento foi de 122,7%. "Na Amazônia a pesquisa agropecuária deve ser orientada para estimular ainda mais esse crescimento, assegurando a sustentabilidade dos investimentos e permitindo equilíbrio entre exploração sócio

econômica e ecológica", adianta Newton de Lucena.

PREVISÕES - A urgência em conciliar o desenvolvimento do agronegócio leite e carne à preservação ambiental encontra fundamentos na pesquisa agropecuária, de acordo com Lucena. Ele acredita que atividade exercida de maneira sustentável na Amazônia representa um recurso estratégico para combater a crise social e econômica do país. O estado de Rondônia - alvo mundial de atenções na manutenção da taxa de preservação do meio ambiente, estipulada em 75% de sua área - tem na pecuária (tanto de leite quanto de corte) índices responsáveis pelo desenvolvimento da região: de 1985 a 1995, a agropecuária representou crescimento de

8% do PIB de Rondônia. "A necessidade de se investir em tecnologia provoca a realização do seminário", completa. Veja a programação do evento e faça sua inscrição no endereço www.cpafro.embrapa.br .

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP)

Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia

Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530)

Fax: (69) 222-0409

E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.