CI

Melancia irrigada ganha espaço em Sinop

Em um hectare o produtor consegue obter de 20 a 50 mil quilos


Foto: Marcel Oliveira

Os agricultores familiares do município de Sinop, no Norte do Mato Gosso, estão diversificando a produção com o cultivo irrigado de melancia em pequenas áreas. Nesta safra a qualidade da fruta está como o mercado deseja. Muito disso é fruto da fertirigação. A tecnologia permite o cultivo em épocas com pouca chuva, de maio a setembro, período em que a incidência de pragas é menor. Tudo precisa de cuidados e a irrigação tem que ser na medida certa para garantir que a planta não murche. O excesso de água pode deixar a fruta sem gosto e rachada”, explica o engenheiro agrônomo da Empaer, Thiago Tombini.

A melancia de ciclo precoce alcança o ponto de colheita de 80 a 100 dias e cada pé pode produzir até 30 quilos da fruta. Em um hectare o produtor consegue obter de 20 a 50 mil quilos. O peso pode chegar até 15 quilos e possui boa tolerância a queimaduras de sol e ao transporte.

Na região a Empaer orienta os produtores para tornar a fruta uma opção de renda. Eles recebem orientações técnicas e informações de como fazer a correção de solo, introdução de variedades mais produtivas e a gestão financeira da atividade. 

A irrigação na melancia é importante para gerar bons frutos e de boa qualidade. A irrigação logo após o plantio deve ser feita diariamente com pouca água; da germinação até a frutificação, a irrigação da cultura deve ter uma maior quantidade de água e menos vezes por dia; entre a frutificação e a colheita, basta garantir que a irrigação da melancia tenha água suficiente. A melancia pode ser irrigada por infiltração, aspersão e por gotejamento, sendo esse último sistema o mais indicado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.