CI

MELÃO/CEPEA: Menor oferta na UE pode favorecer embarques brasileiros

Exportações de melão para a União Europeia devem ganhar ritmo ainda neste mês


As exportações de melão para a União Europeia, principal consumidora da fruta brasileira, devem ganhar ritmo ainda neste mês, visto que a safra do bloco se aproxima do fim e que a oferta local tende a diminuir neste período. Além disso, as temperaturas elevadas na Europa também podem favorecer o consumo de melão, principalmente na Península Ibérica. Até o momento, porém, a disponibilidade segue elevada no continente, sobretudo na Espanha – onde a colheita atrasou –, o que limitou os primeiros envios da temporada 2018/19.

Em agosto, os embarques do melão brasileiro à União Europeia somaram apenas 3,8 mil toneladas, quantidade 61% menor que a exportada no mesmo período do ano passado. Em receita, o total foi de US$ 2,5 milhões, 66% inferior na mesma comparação. No mês passado, alguns envios da fruta foram direcionados à Rússia, o que pode indicar a abertura de um novo mercado para o melão brasileiro – vale ressaltar que os russos importam a maioria das frutas consumidas internamente. Assim, se a parceria se concretizar, as exportações brasileiras de melão podem aumentar ainda mais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.