Melhor momento para compra de insumos
CI
Imagem: Nadia Borges
MERCADO

Melhor momento para compra de insumos

Especialistas do setor discutiram o cenário do agronegócio
Por: -Aline Merladete

 A Mosaic Fertilizantes participou de um debate com especialistas do setor para avaliar o mercado de fertilizantes que, em 2019, atingiu 36 milhões de toneladas, montante que representa um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

Fernando Degobbi, diretor-presidente da Coopercitrus, afirma que já há uma antecipação expressiva dos negócios. “A soja, por exemplo, está 60% mais forte. No café, este valor chegou a 50%; na cana, temos 17%; e em citrus, estamos lidando com um crescimento de 25% no faturamento se compararmos com o mesmo período do ano anterior.”

De acordo com Eduardo Monteiro, Diretor de Distribuição da Mosaic Fertilizantes, este cenário segue positivo, mesmo em maio à pandemia de COVID-19. “O Brasil ganhou uma posição extremamente relevante em função dos recursos naturais disponíveis e da necessidade de produção de alimentos. Sem os insumos, a produtividade das lavouras cairia em até 50%”, diz.

“Além disso, temos hoje uma combinação que envolve a melhor relação de troca dos últimos cinco anos no que se refere aos grãos, custo logístico menor e rentabilidade do agricultor, fatores que tornam os produtos bastante atrativos”, ressalta Monteiro.

Alexandre Mendonça de Barros, sócio-diretor da MBAgro, afirma que o Brasil é o país que teve a melhor resposta do sistema de produção de alimento, mantendo o ritmo de produção, distribuição e exportação. “Vale ressaltar que, mesmo em meio às incertezas, os níveis altos do dólar tornam o momento de compra excepcional para o produtor rural.”

Luciano Meneses de Souza, presidente da ANEC, concorda que o produtor rural está observando as movimentações e aproveitando esta oportunidade, o que já traz reflexos na safra 21, que tem um terço do seu total comercializada.

Walter Horita, produtor rural do oeste da Bahia, reforça, no entanto, que o setor deve continuar tomando todos os devidos cuidados: “Fazemos parte da cadeia de atividades essenciais, então é preciso dar continuidade às operações ao mesmo tempo em que garantimos a segurança de todos que trabalham conosco”.

O debate na íntegra, pode ser acessado no Facebook da Mosaic Fertilizantes. 

Com informações da assessoria Mosaic Fertilizantes.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.