CI

Melhor resposta à crise é retomar Rodada Doha, afirma Lula

"Os Estados Unidos, assim como o Brasil, têm que aprender a tirar proveito de sua grandeza”, disse Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (10) que a melhor resposta à crise econômica mundial é retomar a Rodada de Doha. “Disse a Bush que esta é a melhor solução. Também vou tentar convencer o Singh [Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia] a fazer o mesmo. Os Estados Unidos, assim como o Brasil, têm que aprender a tirar proveito de sua grandeza”, disse Lula em encontro com empresários, em São Paulo.

Segundo ele, o Brasil vai trabalhar para mudar algumas regras da economia mundial. “Os Bancos Centrais tem de estabelecer novas regras e os países acatarem. O Banco Central que não seguir, deverá ser punido antes de causar prejuízos. O que não pode acontecer é a crise no sistema financeiro abalar a economia real e a sociedade ser prejudicada.”

Para Lula, o Brasil é um país com economia sólida e não enfrentará dificuldades. “Não sou chegado a vender catástrofes quando não vejo catástrofes. Conheço o Brasil e sei da diferença que esta crise tem das demais. Não estou sendo otimista e, sim, realista. O Brasil tem uma economia sólida e esta crise é um pingo d´água no oceano”, afirmou.

Lula garantiu que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irão continuar assim como o calendário do pré-sal. “O país está preparado para financiar nossas exportações e o crescimento. Se for preciso, viajo o mundo pedindo dinheiro emprestado para um bom pagador como o Brasil”.

O presidente garantiu que está preocupado com a crise, mas que o Brasil está mais preparado do que qualquer outro país do mundo. “Não há sinal de que nosso sistema financeiro está nisso [em crise]. Ninguém precisa diminuir as compras. A crise é grave, mas é uma oportunidade para quem soube poupar. Hoje estamos colhendo o resultado”, avaliou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.