CI

Melhora poder de compra do frango vivo em relação ao milho

Poder de compra do frango vivo em relação ao milho registrasse o melhor patamar dos três primeiros meses de 2019


A alta do frango vivo combinada com ligeira baixa nos preços do grão fez com que, em março corrente, o poder de compra do frango vivo em relação ao milho registrasse o melhor patamar dos três primeiros meses de 2019. Assim, por exemplo, utilizando como padrão unitário a tonelada, em janeiro e fevereiro deste ano uma tonelada de frango vivo adquiriu pouco mais de 4 toneladas de milho, volume que em março aumentou em torno de 12%, subindo para perto de 4,5 toneladas.

Comparativamente a um, dois ou três anos atrás o resultado é ainda melhor. Em março de 2016, por exemplo, em plena crise de abastecimento de matérias-primas, uma tonelada de frango vivo adquiriu apenas 3,3 toneladas de milho. 

Mas esse volume caiu ainda mais em março do ano passado, quando idêntico volume de frango vivo adquiriu não mais que 3,1 toneladas do grão – decorrência de uma combinação oposta à atual: alta do milho e baixa violenta do frango vivo. 

Vale notar que o poder de compra do frango vivo registrado agora em março (mais exatamente, 4,486 toneladas de milho por tonelada da ave viva) está muito próximo da média registrada nos primeiros 18 anos deste século. Pois, entre janeiro de 2001 e dezembro de 2018 (216 meses), uma tonelada de frango vivo pode adquirir, em média, 4,498 toneladas de milho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.