CI

Melhora potencial produtivo do trigo argentino

As lavoura do cereal demonstram produtividades “significativamente maiores” em comparação com o ciclo passado


As lavoura de trigo na Argentina demonstram produtividades “significativamente maiores” em comparação com o ciclo passado. A boa oferta de chuvas, as temperaturas moderadas e os dias ensolarados, que foram registrados nesta semana em boa parte das zonas agrícolas, permitiram uma melhora dos cultivos e incrementaram seu potencial produtivo. Segundo um trabalho da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em 28 de setembro, 74% da área semeada com trigo no país, correspondente à temporada 2007/08, possui cultivos em condição “boa/muito boa”, “regular” (20%), “pobre” (6%) e apenas 1% para “muito pobre”.

“O ambiente muito favorável das últimas semanas e a sanidade que as culturas mantém aumentou o número de lotes com chances de superar o patamar de rendimento”, afirmou a entidade no seu Panorama Agrícola Semanal. Com um nível de reservas hídricas que não causaria limitações durante a maior parte de outubro, o rendimento esperado agora está determinado pela temperatura e pela luz solar que o clima vai oferecer.

“Temperaturas frescas (mas sem geadas) e dias ensolarados durante o período crítico de pré-floração serão as chaves para definir o número de grãos, o principal componente do rendimento”, indicou. De acordo com o informe, outra onda de umidade no final de outubro e começo de novembro e uma boa relação luz/temperatura decidiriam a pós-floração e enchimento dos grãos, o segundo componente em importância. “Além dos fatores climáticos, também serão importantes os fatores nutrição e sanidade”, advertiu. As informações são da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.