CI

Melhores domadores do ano são premiados na final em Esteio

Doma de Ouro e Um Ano de Freio conheceram seus vencedores do ciclo promovido pela ABCCC


Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Peça chave por trás de todo cavalo atleta, os domadores são a base para toda e qualquer atividade executada pelo Cavalo Crioulo. Desde 2015, os profissionais da doma têm a possibilidade de demonstrar oficialmente, e para todo o público da raça, os detalhes que envolvem o ofício. Neste ano, as finais da Doma de Ouro - etapa de Redomão da ABCCC + Um Ano de Freio - aconteceram entre a quinta-feira e o domingo, 22 de novembro, em Esteio (RS), premiando em dinheiro - total de R$ 40 mil reais distribuídos - os melhores do ano e reconhecendo a importância da atividade. Participaram 49 conjuntos na Doma de Ouro e 16 na Um Ano de Freio, admitidos pelo técnico Thiago Andreolla Persici.

Em destaque na disputa do ciclo 2020, o domador Rian Valadão, que iniciou a carreira no Redomão da Lagoa, em 2011, e trilhou um caminho de vitórias no Freio Jovem da ABCCC, garantiu as principais colocações da etapa de Um Ano de Freio com Jardineira do Mako e Comunista da Estagira. “Graças a Deus, meu pai e meu irmão que me fizeram um costado, consegui levar o 1º e 2º lugar para casa”, comemorou o jovem que dividiu a pista, inclusive, com o irmão - Nathan Valadão. Além da 1ª e 2ª colocação, Rian também foi o grande vencedor do título de Domador do Ano - Troféu Vilson Souza, que consagra o competidor que obteve a maior nota somada entre a final de 21 dias e Um Ano de Freio.

Já na competição da Doma de Ouro, que avalia a doma de 21 dias de um potro, o domador do ano de 2019 voltou à pista e assumiu o lugar mais alto do pódio: Marcos Silveira, montando Boina do Kavaju Porã. Marcos carrega a experiência adquirida como ex-ginete do Freio de Ouro e, atualmente, exerce profissionalmente a função da doma e treinamentos de Cavalos Crioulos. Não é à toa que ele também garantiu a 4ª colocação na Um Ano de Freio. Os conjuntos foram avaliados pelos jurados Gabriel Viola Marty e Luciano Correa Passos.

Confira o resultado

DOMA DE OURO - REDOMÃO DA ABCCC

1º lugar
Marcos Braga Silveira de Ávila montando Boina do Kavaju Porã

2º lugar
Rian de Vasconcelos Valadão montando Luz Del Fuego do Mako

3º lugar
Alexandre dos Santos Borges montando Guindo Beribá

4º lugar
Caue Trentini Hertmann montando Sedutora da Bela Aliança

UM ANO DE FREIO

1º lugar
Rian de Vasconcelos Valadão montando Jardineira do Mako

2º lugar
Rian de Vasconcelos Valadão montado Comunista da Estagira

3º lugar
Felipe Santos da Silva montando Moço Bueno 1918 Maufer

4º lugar
Marcos Braga Silveira de Ávila montando Santa Augusta Nega Joana

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.