CI

Melhoria da qualidade da água é tema de tarde de campo em Progresso

A atividade foi realizada na propriedade dos produtores Vanderli e Fernanda Frozza, da localidade de Alta Picada Serra, em Progresso.


Um grupo de agricultores participou, na última quinta-feira (09/06), de uma tarde de campo com o tema "Melhoria da qualidade da água". A atividade foi realizada na propriedade dos produtores Vanderli e Fernanda Frozza, da localidade de Alta Picada Serra, em Progresso. Na ocasião, extensionistas da Emater/RS-Ascar e integrantes da Secretaria da Saúde local - com o apoio da Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) - abordaram a proteção de fontes e a importância da limpeza e desinfecção de caixas de água, entre outros assuntos.

No local também foi feito um teste com um carneiro hidráulico, sistema que Frozza pretende adotar futuramente, e que pode contribuir para o reaproveitamento da água na propriedade. "Especialmente no que diz respeito à dessedentação dos animais, já que o produtor trabalha com bovinocultura de leite e avicultura", enfatiza a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Simone Wobeto. "A ideia dele é poder colocar água nos piquetes, além de irrigar as pastagens e utilizá-la ainda no aviário e na estrebaria", explica.

Frozza é um dos 180 agricultores de Progresso que integram a Chamada Pública da Sustentabilidade ? operacionalizada localmente pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. No município também está sendo trabalhada a Chamada Pública da Sustentabilidade, que atende outros 91 produtores. Desde abril estão sendo realizadas dezenas de oficinas, reuniões e atividades de campo com temas relacionados ao solo, leite, fruticultura, piscicultura e água, entre outros.

Para Simone, as chamadas públicas representam uma importante ferramenta voltada ao fortalecimento dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social à agricultura familiar. "E muitos dos assuntos debatidos são escolhidos pelas próprias comunidades envolvidas", observa. O evento contou ainda com a participação dos gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, que valorizaram o empenho dos extensionistas e dos agricultores, no sentido de fortalecer a produção rural, a partir de atividades que promovam a troca de conhecimentos.

Os próximos eventos em Progresso ocorrem na quinta-feira (16/06), quando serão abordados os temas "Controle de pragas e doenças em pomares domésticos" e "Manejo em piscicultura". Ambas as atividades iniciam às 19h, sendo a primeira no salão comunitário da localidade de São Luís e a segunda no salão comunitário de Alto Honorato. Já na próxima quarta-feira (22/06), novamente o tema da Piscicultura será abordado, em oficina na propriedade do agricultor Gilmar Morari, da localidade de Xaxim. O evento inicia às 14h. A relação completa das ações com produtores envolvidos nas chamadas públicas pode ser obtida no escritório da Emater/RS-Ascar local.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.