CI

Mendes Ribeiro faz palestra a empresários no RS

Durante o encontro, o ministro citou medidas que pretende tomar para alavancar o setor de uva e vinhos


Durante o encontro, o ministro citou medidas que pretende tomar para alavancar o setor de uva e vinhos

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, realizou, no início da tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a palestra “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul para cerca de 200 empresários. Na ocasião também estava presente o prefeito da cidade, José Ivo Sartori, e representantes da iniciativa privada do setor de Uva, Vinho e do Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin).


Durante o encontro, o ministro citou medidas que pretende tomar para beneficiar o setor. Entre elas, pleitear uma linha de financiamento para aquisição de telas e lonas para proteção das parreiras contra o granizo. Um valor de R$ 35 milhões já há disponibilizado para setor de maçãs e ele pretende, nos mesmos moldes, criar a possibilidade de crédito aos produtores de uva. Mendes Ribeiro também vai desenvolver ações para ajudar a alavancar o setor. Entre os temas discutidos, está alterar o preço mínimo da uva que está congelado há mais de dois anos.

Além disso, Mendes Ribeiro Filho falou da importância do avanço do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “A adesão ao sistema é importante para garantir a sanidade animal e a qualidade da produção agropecuária brasileira”, afirmou. No dia 27 deste mês, o ministro se reunirá com secretários e superintendentes para que as ações sejam reforçadas em todo o Ministério.


Outro tema abordado por Mendes foi a necessidade de se colocar em vigor uma Instrução Normativa para a padronização de vinhos nacionais. A regra envolve mudanças nos rótulos e uniformização das letras que deve obedecer ao código de defesa do consumidor. “Caso seja aprovada uma instrução normativa para o vinho nacional, assino na semana que vem”, enfatizou o ministro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.